Meu grupo de WhatsApp chamado "Momentos"
E se você tivesse a responsabilidade de criar um "momento", o que gostaria de fazer? Qualquer programa pode ser um momento especial em boa companhia, certo?
Tema do mês: todo momento pode ser especial
Tenho um grupo de amigos chamado: Momentos. Somos eu, Antonio e um casal de amigos, Anna e Antonio Pedro. O Antonio Pedro é primo irmão do Antonio e eles são o nosso casal favorito. Um final de semana que não nos vemos é um final de semana mais ou menos…
O nome do grupo se refere ao fato de que sempre que estamos juntos, o momento é especial. Além disso, temos uma brincadeira de alternar entre os membros do grupo a responsabilidade de decidir o programa do dia e criar um “momento”. Pode ser um cinema e um jantar, ou um almoço longo com uma passadinha na Livraria da Travessa depois - a Anna adora passear em livrarias rs. O importante é estarmos juntos. Os momentos, como vocês podem imaginar, nem sempre são fáceis de decidir, por isso em geral uma pessoa tem autonomia para decidir tudo.
Sexta-feira passada, tínhamos combinado de jantar. Eram 19:00 e ninguém tinha se candidatado para liderar o momento ainda. Eis que lembramos de um restaurante que sempre falávamos que queríamos visitar. Era uma sexta meio chuvosa, o outono estava mais parecido com inverno, especialmente se tratando do Rio de Janeiro. Queríamos alguma comida conforto, o que geralmente me levaria imediatamente a pensar em macarrão (inclusive, aproveito essa oportunidade para admitir que 99% das vezes prefiro comer macarrão em casa, modéstia a parte, sou fã do meu próprio macarrão rs). Perguntei se queriam vir comer um bolonhesa cremoso, mas o Antonio disse que estava tão cansado que seria capaz de dormir se jantássemos em casa. Não foi nossa escolha para esse dia, mas vou abrir um parêntese e deixar minha receita de bolonhesa cremoso aqui para vocês.
Receita #1 - Macarrão a bolonhesa cremoso
Eu amo massa com molho a base de tomate, mas confesso que finalizar esses molhos com um toque cremoso como creme de leite, burrata ou até manteiga, faz toda diferença. Acho que a primeira vez que vi uma receita de molho de tomate com manteiga foi no livro da Marcella Hazan, que eu adoro. Aprendi esse truque, e volta e meia aproveito essa dica. Essa minha receita de bolonhesa cremoso é exatamente isso. Uma junção da acidez e sabor do tomate com um toque cremoso e aveludado do creme - recomendo.
Ingredientes:
1 colher de sopa de azeite
250g de patinho moído
1 cebola picada
1/2 xícara de cenoura picada
2-3 dentes de alho
1/4 xícara de vinho branco ou saque (opcional)
Sal a gosto
1 lata de tomate pelado ou 2 xícaras de passata
1 xícara de creme de leite fresco
200g de rigatoni
Passo a passo:
Esquente o azeite na panela,
Junte a carne, desmanche levemente com a colher e deixe fritar bem,
Mexa para cozinhar do outro lado,
Abaixe o fogo e adicione a cebola picada para refogar,
Junte a cenoura ralada e refogue,
Entre com o alho picado e refogue por 30 segundos,
Adicione o vinho ou saque e deixe evaporar,
Em seguida junte o tomate pelado e cozinhe,
Tempere com sal e pimenta,
Cozinhe a massa em água fervente com sal,
Quando a massa estiver no ponto, junte o creme de leite ao molho bolonhesa e mexa,
Adicione a massa e um pouco da água do cozimento ao molho,
Prove e ajuste o tempero.
Serve até:
3 porções
Voltando a sexta a noite. Estava frio e meio chuvoso. Queríamos uma comida QUENTE. Estávamos em nossa habitual video chamada tentando bater o martelo no restaurante da vez. De repente, lembro de um restaurante Indiano que a Anna e Antonio Pedro sempre falaram. Eles já tinham ouvido falar muito bem, e volta e meia ensaiávamos comer lá. Os Antonios ficaram meio na dúvida, mas eu e Anna pegamos o momento para nós e fechamos o destino.
Chegamos às 19:15 no restaurante que fica no Jardim Botânico. É uma casinha amarela com uma varanda na frente. A varanda estava vazia, mas assim que pisamos lá dentro, o restaurante estava cheio de vida. Tinham umas 5 mesas ocupadas, 3 das quais com clientes que pareciam frequentes. Imediatamente fiquei animada. O ambiente era claro, as paredes amarelas, sentamos praticamente em frente a um quadro do Taj Mahal. Aliás, esse era o nome do restaurante.
O cardápio era extenso, o que geralmente me aflinge, mas, nesse caso, achei bem característico. O restaurante era 100% autentico - coisa que eu amo. Pedimos um Peixe com especiarias de entrada, assim como um Frango Tikka. Ambos deliciosos. Depois pedimos dois pratos para compartilhar: Butter chicken, o meu prato favorito indiano, e um Frango com molho cremoso de espinafre. Raspamos os pratos, literalmente, com a ajuda de um Naan com alho. Estava bom demais -estou salivando só de lembrar. Deixo aqui minha recomendação desse restaurante. Amei.
Também aproveito para deixar minha receita de Butter chicken. Acho que a primeira vez que fui essa receita foi para o meu primo João que ama comida indiana, ele aprovou.
Receita #2 - Butter chicken (minha versão)
Ingredientes:
600g de filé de frango em cubos
Sal e pimenta do reino a gosto
Limão a gosto
1 colher de sopa de curry em pó
Pimenta calabresa a gosto
1 colher de chá de gengibre ralado
2 colheres de sopa cheias de iogurte natural
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de gengibre ralado
1 colher de sopa de alho ralado
1 lata de tomate pelado
1 xícara de creme de leite fresco
Sal a gosto
Coentro (opcional)
Passo a passo:
Misture todos os primeiros ingredientes da lista acima (do frango até o iogurte natural, inclusive), e deixe marinar na geladeira por aproximadamente 30 minutos ou de véspera se preferir,
Doure o frango no azeite em uma panela quente (em levas se necessário),
Reserve, e refogue o gengibre e o alho na panela,
Adicione o tomate pelado, tempere com sal e cozinhe por aproximadamente 5-10 minutos,
Volte com o frango, junte o creme de leite e cozinhe em fogo baixo,
Ajuste o tempero e finalize com coentro.
Serve até:
3-4 porções
Também aproveito para dar a receita do Naan, que eu amo, gravei um video essa semana pro instagram, segue o link aqui.
Agenda Roti na Prática
Estamos com várias aulas e menus novos por aqui, esperamos ver vocês!
Próximas aulas:
Tem 2 minutinhos para nos ajudar?
Vamos amar ouvir as suas sugestões, se tiver um tempinho, clique no botão abaixo e conte-nos o que achou da newsletter de hoje.